Preprints
O uso dos “preprints” é uma opção e escolha dos(as) autores(as) e o periódico aceita a submissão de manuscritos previamente depositados no servidor de SciELO Preprints.
Processo de avaliação por pares
A avaliação do trabalho é feita de forma imparcial e incógnita, ou seja, omitindo aos examinadores, qualquer identificação da origem do artigo. Para casos de Preprint não é possível garantir o anonimato dos autores e, por isso, a avaliação pode ser simples-cega ou aberta. A cada artigo será designado um Editor Associado, que indicará revisores, supervisionará o processo de revisão e aprovará o texto final. O nome deste Editor será publicado junto ao trabalho. Artigos Originais são avaliados por no mínimo dois revisores (revisão por pares blindada). O tempo estimado para o processo é de 90 dias a partir da submissão. A decisão sobre a aceitação para publicação é tomada pelo Conselho Editorial.
Dados abertos
Como uma boa prática, seguindo a Ciência Aberta para garantir segurança e transparência, os Arquivos de Gastroenterologia incentivam o “compartilhamento dos dados, códigos, métodos e outros materiais utilizados e resultantes das pesquisas que geralmente ficam subjacentes nos textos dos artigos publicados pelos periódicos”.
Os dados de pesquisa do manuscrito aprovado para publicação poderão ser, a partir de 2024, armazenados no repositório SciELO Data (em andamento).
Recomenda-se o armazenamento de dados observados, coletados, gerados para validar os resultados da pesquisa original, sejam dados brutos, processados, áudio, vídeo, código, software, algoritmos, protocolos e métodos.
Cobrança de Taxas
Nenhuma taxa é exigida aos autores para submissão, avaliação de artigos.
A aplicação de taxas de processamento de artigos (APCs) fica reservada após a aprovação do texto final do artigo reservando-se ao Comite Editorial a adoção de gratuidade ou não por critérios de origens ou por ausência de fomento em resposta a solicitação dos autores. As taxas são divulgadas no site do https://revistaarquivosdegastro.com.br
Os Arquivos de Gastroenterologia estão disponíveis online com um acesso aberto e livre. Não é necessário solicitar ao periódico a permissão para cópia eletrônica desde que o crédito apropriado seja dado à fonte original.
Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação
• Os Arquivos adotam os princípios de ética de publicação incluídos no código de conduta do Committee on Publication Ethics (COPE). Questões éticas e/ou que possam prejudicar a reputação do periódico serão avaliadas e retratadas pelo Corpo editorial.
• Em situação de má conduta, a política de retratação será aplicada pelo periódico, conforme o Guia de Boas Práticas proposto pela SciELO.
• O Registro e Publicação de Errata seguirá as recomendações propostas pela SciELO.
• O Registro e publicação de Retratação será conforme proposto pela SciELO.
Política sobre Conflito de Interesses
• Conflitos de interesses podem ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos.
• Os autores, revisores e editores envolvidos no processo de avaliação e tramitação do artigo devem divulgar uma declaração de interesse sumária no arquivo da página de título. Se não há interesse em declarar, então, deve-se mencionar: “Declarações de interesse: nenhuma”. Esta declaração será publicada, em última instância, se o artigo for aceito.
• Os revisores e editores envolvidos no processo devem divulgar em uma declaração se há ou não conflito de interesse envolvidos no processo de avaliação e tramitação do artigo. Caso haja, ainda que potencial, o conflito de interesse deve ser informado em documento próprio assinado e anexado ao processo de tramitação. Essas informações serão publicadas caso o artigo seja aprovado.
• Todos os autores, os revisores e os editores envolvidos no processo de avaliação e tramitação do artigo devem divulgar quaisquer relações financeiras e pessoais com outras pessoas ou organizações que possam influenciar inapropriadamente (viés) seu trabalho. Exemplos de potenciais interesses concorrentes incluem emprego, consultoria, propriedade de ações, honorária, testemunho de especialistas pagos, pedidos/registros de patentes e subvenções ou outros financiamentos.
• Quando editores tiverem um conflito de interesse, devem delegar a tomada de decisão para outros editores.
• Para mais informações ver: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest
Adoção de softwares de verificação de similaridade
Os Arquivos adotam ferramentas para detecção de similaridade profissionais (Grammarly, Plagius ou similar). A critério dos autores, podem ser utilizadas certificações oferecidas pelos softwares antiplagiarismo.
Sobre o uso de Inteligência Artificial para elaboração dos manuscritos
A inteligência artificial (IA) ou tecnologias semelhantes não se qualificam para autoria. A utilização da IA para auxiliar a redação de textos e formatações do mesmo deve ser cuidadosamente supervisionada pelo autor. Qualquer ferramenta de IA não pode ser incluída como coautora. Se utilizadas para criar conteúdo ou ajudar na redação ou edição de devem ser descritas. Se fizerem parte do design ou métodos formais de pesquisa devem ser incluídos na seção Métodos.
Questões de Sexo e Gênero
A equipe editorial dos Arquivos de Gastrenterologia, além dos autores que publicam no periódico, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, os Arquivos de Gastroenterologia observam a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.
Comitê de Ética
Os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa.
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados pelos Arquivos mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação sob a Licença CC BY 4.0, que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos com o reconhecimento da autoria.
Concede-se o direito aos autores para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nos Arquivos, como publicar em repositório institucional, com o devido reconhecimento de autoria e de publicação inicial neste periódico.
Leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, buscar ou linear o texto completo dos artigos sem pedir permissão prévia aos autores ou editores.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Responsabilidade do site:
Os Arquivos de Gastroenterologia se reservam o direito de efetuar, nos originais, alterações de normativa ortográfica, com vistas de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém o estilo dos autores. Os arquivos originais serão devolvidos aos autores.
Responsabilidade do autor:
Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados nos Arquivos, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou replicação sujeita a indicação de primeira publicação no periódico, por meio da Licença CC BY 4.0. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
O periódico adota a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, preservando a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. É permitido que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.
Os Autores de artigos publicados pelos Arquivos de Gastroenterologia mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O periódico encoraja os Autores a auto arquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.
Patrocinadores e Agências de Fomento
A publicação recebe financiamento de: Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades – (IBEPEGE).