Instruções aos Autores

Escopo e política

Os Arquivos de Gastroenterologia passam a promover e progressivamente, exigir a obediência às boas práticas de comunicação de ciência aberta nas políticas, gestão e operação editorial dos periódicos orientadas pelo SciELO a adoção das práticas de ciência aberta em quatro dimensões da comunicação científica, de modo a assegurar que os periódicos de qualidade que indexa sigam o estado da arte em comunicação científica.


Tipos de artigos:

Os Arquivos publicam contribuições originais e inéditas (de pesquisadores nacionais e estrangeiros), que sejam compatíveis com os objetivos do periódico e estejam adequadas aos padrões científicos e editoriais.

A submissão do manuscrito implica que o trabalho na íntegra ou parte dele não tenha sido publicado em outra fonte ou veículo de comunicação e que não esteja sob análise em outro periódico para publicação.

O objetivo do periódico é publicar estudos de natureza original, clínicos ou cirúrgicos, técnicas, e estudos de epidemiologia na área de Endoscopia, Cirurgia, Hepatologia, Motilidade Digestiva, Gastroenterologia Clínica, Cirurgia Experimental, Doença Inflamatória Intestinal Gastroenterologia Pediátrica, Patologia Clínica de Gastroenterologia e por fim, Nutrição.

Além disso, publica Editoriais, Carta ao Editor, Consenso, Comunicação Breve, Artigos de Revisão Sistemática e E-Vídeos.

A avaliação do trabalho é feita de forma imparcial e incógnita, ou seja, omitindo aos examinadores, qualquer identificação da origem do artigo. Artigos Originais são avaliados por no mínimo dois revisores (revisão por pares blindada). O tempo estimado para o processo é de 90 dias a partir da submissão. A decisão sobre a aceitação para publicação é tomada pelo Conselho Editorial.

 

Contribuição dos autores

Os autores devem enviar um arquivo de declaração de cada autor descrevendo suas contribuições individuais para o artigo usando as funções relevantes do CRediT: Conceituação; Curadoria de dados; Análise formal; Captação de recursos; Investigação; Metodologia; Administração de projetos; Recursos; Software; Supervisão; Validação; Visualização; Papéis/Redação – rascunho original; Redação – revisão e edição.

As declarações de autoria devem ser formatadas com os nomes dos autores em primeiro lugar e as funções de CRediT a seguir.

Mais informações em https://credit.niso.org/

 

Forma e preparação de manuscritos

Regras gerais

Os textos devem estar obrigatoriamente no idioma inglês.

O número de autores é limitado a seis para os Artigos Originais, e três para Comunicação Breve. Exceções podem ser feitas no caso de estudos multicêntricos ou multidisciplinares.

Para Comunicação Breve, recomenda-se que não ultrapasse mais de 2500 palavras. Pode conter uma figura e uma tabela. As referências não devem exceder a 15.

O manuscrito submetido deve ser enviado em formato Microsoft Word e organizado da seguinte maneira, sendo estes itens obrigatórios:

Inclusão de carta de apresentação ao Editor Chefe (cover letter), com apresentação geral do artigo, sua importância dentro do contexto, destaques sobre a originalidade, principais achados e considerações finais. Além disto, nesta carta deve constar a declaração da não submissão concomitante a outro periódico e de ausência de conflito de interesses.

  1. Título em inglês e português. Para autores estrangeiros a tradução para o português será feita será feita. O título deve ser simples, conciso, claro, curto e impactante. Não utilizar mais de 140 caracteres incluindo espaços.

–   Recomenda-se adicionar o “running title” do artigo. Mais informações podem ser obtidas em: https://www.aje.com/arc/editing-tip-crafting-appropriate-running-title/

–   Nomes dos autores e suas afiliações completas. Não insira cargos, funções ou adjetivos.

–   E-mail do autor de contato

–   Informar sobre fonte de financiamento do artigo.

  1. Para cada autor deve ser descrita em inglês a sua participação no estudo. As contribuições são, por exemplo: coleta de dados, execução de pesquisa, redação de texto, análise estatística, etc.
  2. Departamento e Instituição onde o trabalho foi realizado.
  3. O ORCID de todos os autores é obrigatório.
  4. Declarar se há ou não conflito de interesse, subsídio ou outro apoio financeiro; os patrocinadores devem ser declarados.
  5. Os autores devem informar ou negar a utilização de Inteligência Artificial para elaboração do texto.
  6. Inserção de quadro contendo os pontos-chave ou destaques do artigo em questão. Deve ser construído com no máximo 4 sentenças, resumindo objetivos, métodos, resultados e conclusões.
  7. Resumo estruturado (Contexto, Objetivo, Métodos, Resultados, Conclusão). O Resumo deve ser enviado tanto em inglês como em português (de 200 a 600 palavras). Abreviações, notas e referências devem ser evitadas. Para autores estrangeiros a tradução para o português será feita.
  8. Palavras-chave em inglês (de 3 a 10). Utilize sempre que possível termos da lista Medical Subject Headings (MeSH) do MEDLINE. Informação disponível em: http://www.nlm.nih.gov/mesh/meshhome.html. A pesquisa também pode ser feita no portal Descritores em Ciências da Saúde, disponível em: https://decs.bvsalud.org/.
  9. Recomendamos a seguinte divisão dentro do artigo: Introdução; Métodos; Resultados; Discussão; Conclusão; Agradecimentos.
  10. Todos os colaboradores que não sejam autores podem ser mencionados na seção de Agradecimentos.
  11. Referências – A Arquivos de Gastroenterologia adota as normas Vancouver. Texto completo em: https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html. Cite as referências no texto usando algarismos arábicos na ordem de citação, entre parênteses. Os primeiros seis autores devem ser citados. Após o 6º autor, inclua “et al.”.
  12. Tabelas e Figuras devem ser citadas no texto em algarismos arábicos. De preferência, anexadas ao artigo em JPG ou PNG. Se estiverem dentro do artigo, devem vir ao fim, após as referências. Nunca devem ser colocaras no meio do texto.
  13. Tabelas (em formato Microsoft Word ou Excel) – Intitula-se “Tabela” apenas quando há resultados numéricos. Explicações e abreviaturas devem ser colocadas em notas de rodapé da tabela.
  14. Figuras – Nomeie como “Figura” sempre que for: questionário escrito, fotografias, gráficos e desenhos. Eles devem ser enviados em formato digital de alta resolução (2 mb). As figuras devem conter um pequeno texto sobre o assunto.

 

Envio de manuscritos

As submissões devem ser realizadas somente através da interface ScholarOne, no portal SciELO:

http://mc04.manuscriptcentral.com/ag-scielo

Dentre os arquivos enviados os autores deverão incluir o Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta totalmente preenchido. Este se encontra disponível na aba Instruções e formulários ou então através dos links:

Português:https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Formulario-de-Conformidade-Ciencia-Aberta.docx

Reiteramos que nenhuma taxa é exigida aos autores para submissão e avaliação de artigos. A Arquivos de Gastroenterologia está disponível online com acesso aberto e livre: https://www.scielo.br/j/ag/. Ou no próprio site do periódico:  https://revistaarquivosdegastro.com.br/

A aplicação de taxas de processamento de artigos (APCs) fica reservada após a aprovação do texto final do artigo reservando-se ao Comite Editorial a adoção de gratuidade ou não por critérios de origens ou por ausência de fomento em resposta a solicitação dos autores. As taxas são divulgadas no site do periódico  https://revistaarquivosdegastro.com.br.

 

E-vídeos

            Autores:

  • E-vídeo pode ter no máximo seis autores.
  • Incluir a identificação dos autores conforme instruções gerais do periódico: não insira posições de pessoal ou adjetivos semelhantes.
  • Inclua o departamento e a instituição onde o trabalho foi realizado.
  • O nome, o número de telefone e o endereço eletrônico do autor a quem as provas e pedidos de eventual revisão devem ser enviados.

Texto principal:

  • Título em inglês e português. Para autores estrangeiros a tradução será feita.
  • Texto: não mais do que 400 palavras.
  • Colocar a legenda do vídeo abaixo do texto principal e esta deve ser o mais curta possível (máximo de 40 palavras).

Vídeo:

  • Apenas um vídeo é permitido para cada submissão.
  • Atenção para não aparecer qualquer identificação como nome ou número institucional do paciente.
  • Apenas os formatos AVI ou MP4 são aceitáveis.
  • O tempo do vídeo não deve exceder 4 minutos. Pode conter narração em inglês.
  • Certifique-se de que as etapas e/ou os principais achados são explicados e destacados no vídeo com títulos de sobreposição e setas indicativas.

Figuras:

  • No máximo seis imagens podem ser submetidas: submeta separadamente em formato PNG ou JPEG com pelo menos 300 dpi. Cada uma deve ter um número e uma legenda.

Referências:

  • As regras de referências (não mais do que seis) são as mesmas que as dos artigos originais. Por favor, leia nas regras gerais acima. Devem ser citadas no texto principal

 

Informações Adicionais

Por fim, quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail da secretaria do periódico: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br

 

Contato

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades – IBEPEGE.
Rua Dr. Seng, 320, CEP: 01331-020
São Paulo – SP – Brasil
Tel.: (+55 11) 3147-6227
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br