O desafio da divulgação da pesquisa brasileira.
Em 1963, o Prof. Pontes e seus pares fundaram um periódico para transmitir o conhecimento de suas atividades de pesquisa e abriram este espaço para outros que não pertencentes ao IBEPEGE. Assim fundou-se uma revista científica, ecumênica e neutra, agregando resultados de vários centros de pesquisa de todo o Brasil, que agora tinham um veículo para divulgar os resultados dos trabalhos de pós-graduações, assim como de pesquisadores independentes.
A revista Arquivos de Gastroenterologia cresceu dentro desta formação acadêmica de excelência e através dos 55 anos de sua existência atravessou crises financeiras, políticas, editoriais, mas nunca perdeu seu foco. Os editores que se sucederam mantiveram sempre o objetivo para a qual foi fundada e assim permanece até hoje.
Não existe publicação de origem latina que seja comparável no conteúdo e importância no contexto da Gastroenterologia. O crescimento gradual do fluxo e da importância das publicações vêm aumentando gradativamente. Cada vez mais a Revista recebe artigos estrangeiros que se submetem ao crivo dos editores associados.
A Arquivos de Gastroenterologia foi uma das primeiras escolhidas para participar da plataforma SciELO ( Scientific Eletronic Library Online), projeto desenvolvido pela Biblioteca Regional de Medicina e FAPESP, que oferece a oportunidade de gerenciamento e hospedagem eletrônica do periódico, facilitando a comunicação entre autores, revisores e editores, enfim, agilizando o processo editorial, além de proporcionar aumento de visibilidade junto à comunidade científica. Este processo é importante e diferente de outros periódicos, pois permite acesso livre aos trabalhos, sendo nada cobrado aos leitores.
Atualmente a Revista conta com um corpo de editores nacionais e internacionais que além de publicar, atuam como consultores de qualidade dos trabalhos. O sistema de revisão por pares no qual os revisores julgam a qualidade da pesquisa sem conhecer sua origem é utilizado há muitos anos seguindo o critério mais recomendado e acreditado internacionalmente.
Para atingir padrões internacionais a Revista passou a ser editada totalmente em inglês desde 2009, reservando o direito de ainda ter um resumo em português para cada trabalho. São publicados por ano mais de 70 artigos originais, além de produzir edições especiais conhecidas com suplementos, sendo o último sobre Neurogastroenterolgia.
A Arquivos de Gastroenterologia pela sua excelência foi escolhida como órgão oficial de divulgação de sociedades médicas relevantes, a saber: Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) , Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN) e Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral (SBNPE). Mantém com elas uma relação positiva para não só divulgar pesquisas, mas também orientar seus associados na elaboração de textos, pesquisas e como meio de divulgação de suas atividades.
O processo de modernização da Arquivos é constante, com adição de novos projetos e ferramentas. Desde janeiro de 2018 a revista é publicada somente em formato digital, disponível em forma aberta e que ampliou o número de trabalhos publicados. A implementação do site exclusivo permitirá maior penetração das publicações no contexto internacional e trará facilidade de comunicação de novidades e atualizações.
Por fim, nossa mais recente seção de artigos: a publicação de E-Vídeos. Tal modelo permitirá aos cirurgiões, endoscopistas e outros especialistas, divulgar suas técnicas e soluções para questões que se tornam auto explicáveis através das imagens dinâmicas de um vídeo.
Portanto, a Arquivos de Gastroenterologia evolui, acompanhando as tendências e necessidades dos autores e leitores.