Costa TV, Dantas RO.
Contexto – A percepção do trânsito de bolo deglutido através do esôfago torácico pode ser consequência de alterações anatômicas ou funcionais do esôfago.
Objetivo – Avaliar, em voluntários saudáveis, se a deglutição com percepção do trânsito do bolo pelo esôfago está associada a alteração da motilidade esofágica.
Métodos – Avaliação simultânea da percepção do trânsito pelo esôfago e motilidade foi realizada em 22 voluntários saudáveis. A motilidade esofágica foi avaliada por manometria de alta resolução. Cada voluntário realizou, na posição sentada, 10 deglutições de 5 mL de soro fisiológico e 10 deglutições de pedaços de 1 cm3 de pão, com um intervalo de pelo menos 30 segundos entre as deglutições. Após cada deglutição, os voluntários foram questionados sobre a percepção do trânsito do bolo através do esôfago.
Resultados – A percepção do trânsito ocorreu em 11,7% das deglutições do bolo líquido e em 48,1% das deglutições do bolo sólido. A percepção do bolo líquido foi associada com menor extensão de contração proximal e maior integral da contração distal, comparadas com deglutições sem percepção. A percepção do trânsito de bolus sólido foi associada a maior latência distal, menor extensão de contração proximal, menor integral da contração proximal e menor duração da contração proximal.
Conclusão – A percepção do trânsito do bolo deglutido pelo esôfago torácico ocorreu mais frequentemente com bolo sólido e foi associada a alteração das contrações esofágicas proximais.
DESCRITORES – Transtornos da motilidade esofágica. Transtornos de deglutição. Músculo liso.